Os prédios inclinados mais famosos do mundo!

A Casa Vogue destacou os prédios inclinados mais famosos que podemos encontrar pelo mundo. Seja como proposta de projeto, ou até mesmo erro de cálculo, o fato é que a inclinação proporciona uma perspectiva totalmente diferente. Vamos conferir?

The Dancing House (Praga, República Checa)

The Dancing House, ou Casa Dançante, é um marco da arquitetura contemporânea no coração de Praga, uma cidade que ainda preserva sua arquitetura histórica. O arquiteto croata Vlado Milunić teve a ideia, tendo a contribuição privilegiada do renomado arquiteto Frank Gehry, e apresentou ao então presidente Vaclav Havel.

O intuito era tornar o espaço um centro cultural, cuja arquitetura é inspirada na dupla de dançarinos e atores Fred Astaire e Ginger Rogers. Hoje, infelizmente, a construção funciona como um centro comercial.

Hotel Bella Sky (Copenhague, Dinamarca)

O Hotel Bella Sky foi projetado pelo escritório 3XN Architects. Com arquitetura contemporânea, as torres possuem usos diferenciados, mas complementares: uma é centro de convenções e a outra é um hotel. A inclinação existente cria um super efeito, mas a principal intenção é minimizar o calor interno e ajudar na eficiência energética do prédio.

Neuer Zollhof (Düsseldorf, Alemanha)

Frank Gehry como sempre ousando! Para a recuperação do porto da cidade alemã, o arquiteto propôs um complexo formado por três prédios distintos, mas igualmente retorcidos.

O prédio central é forrado de placas de aço que ajudam a enfatizar a inclinação e a destaca-los dos outros, um branco revestido de alvenaria e o outro cor de tijolo aparente.

Orla de Santos (Santos, Brasil)

Na orla de Santos é possível ver o quão os prédios da área são inclinados. Cerca de 65 prédios, segundo dados de 2012 da prefeitura, estão com inclinações graves entre 0,5 m e 1,8 m. As camadas de areia e argila do solo, somadas à pressão exercida pelo excesso de construções, entortaram as construções à beira-mar.

Museu Polaria (Tromsø, Noruega)

A arquitetura do museu é uma releitura dos blocos de gelo do Ártico que começam a se desprender do chão e cair uns sobre os outros como um dominó.

Edifício Strandkanten (Tromsø, Noruega)

Este edifício residencial é parte do projeto de recuperação da cidade. A construção parece que vai cair sobre as águas, mérito da inclinação proposital do projeto.

Puerta de Europa (Madrid, Espanha)

As torres gêmeas, projeto de autoria de Philip Johnson, possuem 15 graus de inclinação, cada, e 114m de altura. É um projeto pós-moderno feito de vigas de metal, linhas vermelhas e vidros escuros, reforçando a monumentalidade da capital espanhola.

Torre de Nevyansk (Rússia)

A autoria desta torre é um mistério. Muitos dizem que a sua inclinação fica na direção de Tula, cidade natal de um rico industrial que a encomendou.

Torre de Pisa (Itália)

Outra torre famosa é a de Pisa. Quando três dos oito andares do campanário estavam prontos, ele começou a pender para um dos lados. Os engenheiros italianos, então, passaram a fazer pavimentos maiores para compensar visualmente a inclinação, o que agravou ainda mais o problema.

Torre de Suurhusen (Alemanha)

A fundação de carvalho da igreja foi preservada, por cerca de 500 anos, graças à água subterrânea do terreno pantanoso. Quando o solo foi drenado, no século 19, os troncos da base apodreceram, e a construção medieval começou a pender para um de seus lados.

Interessante!!!!

Esta entrada foi publicada em Arquitetura com as etiquetas , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

2 respostas a Os prédios inclinados mais famosos do mundo!

  1. Posto super interessante. As contruções inclinadas propositalmente são ok, porque gera o efeito visual com o cálculos corretos (suponho eu) dos arquitetos/engenheiros. Agora as contruções que inclinaram devido ao solo/tempo como a orla de Santos, a igreja e a Torre de Pizza mas me deixam um pouco apreensiva, pois me dão a sensação que podem cair a qualquer momento.

  2. Maria diz:

    Que interessante… Adorei!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s