A arte de Gerhard Richter

Gerhard Richter é um pintor alemão, nascido em 1932.

Na década de 60, já realizado como pintor de murais, iniciou uma nova fase na sua carreira no difícil meio artístico que se desenvolveu em Colónia e Düsseldorf, Alemanha. Mudou-se para Düsseldorf onde trabalhou como técnico de fotografia. De 1961 a 1964, estudou na Staatliche Kunstakademie de Düsseldorf. Neste cenário, descobriu o expressionismo abstrato.

A primeira exposição individual de Richter foi realizada numa loja de móveis, em Düsseldorf, 1963. Nesta exposição o artista apresentou pela primeira vez o estilo fotografia-pintura, tendo utilizado fotografias de paisagens, retratos e naturezas-mortas como base para as suas pinturas.

No início da década de 70, evoluiu para uma pintura monocromática sóbria que evocava a corrente minimalista, mas com uma diferença significativa no que respeita ao objetivo e ao sentimento. A produção artística de Gerhard Richter pode ser inserida em três categorias: figurativa, construtivista e abstrata. A variedade no seu trabalho não indica uma falta de interesse pela realidade, mas uma grande confiança ao apresentar modelos diferentes.

Sua obra “Abstraktes Bild” (uma pintura abstrata) foi leiloada este mês (out/2012) e estabeleceu um novo recorde de preço pago em um leilão pela obra de um artista vivo, após ser vendida por US$ 34,2 milhões, na casa de leilões Sotheby’s de Londres.

A obra fazia parte da coleção do guitarrista Eric Clapton e foi vendida para um comprador anônimo depois de cinco minutos de ofertas, provocando uma salva de palmas. A venda bateu o recorde anterior de 28,6 milhões pagos pelo quadro “Flag” (“bandeira”, em tradução livre), de Jasper Johns, na casa de leilões Christie’s em Nova York, em 2010.

“A combinação entre proveniência extraordinária e padrão de qualidade nesta obra sublime deste importante artista foi responsável por um momento histórico nos leilões”, avaliou o diretor sênior e chefe de vendas da Sotheby’s, Alex Branczik.

Esta entrada foi publicada em Arte com as etiquetas , , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

2 respostas a A arte de Gerhard Richter

  1. Anónimo diz:

    hi, great article.

  2. Yuha diz:

    great site, and super article.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s