Olimpíadas 2012 em Londres!!!

Em julho, Londres será novamente o centro das atenções por conta dos tão esperados Jogos Olímpicos!

A cidade, que já passou por essa experiência em 1908 e 1948, está nos preparativos finais para receber os atletas e os milhões de turistas que prometem alterar a rotina da capital britânica.

Apesar de os eventos esportivos acontecerem em variados pontos da cidade, o foco, claro, é no Estádio Olímpico e no seu entorno, abrangendo, ao longo de 2,5 km², vila olímpica e diversas arenas esportivas.

Vamos ver como está ficando a Vila Olímpica?

Estádio Olímpico

O Estádio Olímpico será palco das cerimônias de abertura e encerramento dos jogos.  O projeto é assinado pelo estúdio Populous, especializado em construções para fins esportivos, e preza pela sustentabilidade no uso de materiais como o concreto proveniente de resíduos industriais.

Tem capacidade para 80.000 espectadores, sendo 25.000 assentos permanentes e 55.000 removíveis, graças a um projeto inovador que divide o prédio em camadas.

Centro Aquático

O projeto do Centro Aquático é da renomada arquiteta Zaha Hadid. Aqui, serão disputadas as modalidades da natação, saltos ornamentais e nado sincronizado, além de parte do pentatlo moderno.

O destaque do projeto é o teto , que lembra o movimento de uma onda, assim como o formato de uma arraia. Apenas para os Jogos Olímpicos, o centro aquático vai contar com duas extensões laterais, ampliando a capacidade de 2.500 para 17.500 pessoas.

Arena de Pólo Aquático

A arena foi projetada pelo estúdio de arquitetura de David Morley. Começou a ser construída apenas em 2011, mas o andamento das obras está dentro do prazo esperado. Com teto inflável feito de plástico reciclável, o local tem capacidade para 5.000 pessoas e será desmontado após as Olimpíadas.

Velódromo

O velódromo foi a primeira obra do parque olímpico a ser concluída. Seu formato já rendeu até um apelido entre os londrinos: The Pringle.

Projeto dos arquitetos do estúdio Hopkins, o velódromo foi finalista do RIBA Stirling Prize e, assim como todo o parque, sua construção seguiu diversos conceitos sustentáveis, como o uso de madeira certificada e a instalação de um sistema de ventilação 100% natural.

A distribuição dos assentos é dividida em dois níveis: 3.500 ao redor da pista e mais 2.500 suspensos. Entre os níveis, uma parede de vidro permite que visitantes do parque tenham um gostinho do que está acontecendo lá dentro.

Ao lado do velódromo fica a pista de BMX, onde, após os Jogos, serão incluídas ainda uma pista de mountain bike e uma ciclovia formando o VeloPark.

Arena de Basquete

O ginásio de basquete também é temporário. O projeto é resultado da colaboração entre os arquitetos do Wilkinson Eyre e KSS Design e tem capacidade para 12.000 espectadores.

A arena de basquete (que receberá também as finais do handebol) foi finalizada antes do tempo previsto e dentro do orçamento. Há rumores de que a construção – basicamente uma estrutura envolvida em 20.000 m² de PVC reciclável – será reutilizada nas Olimpíadas do Rio em 2016.

Arena de Handebol

Também chamada de Copper Box (caixa de cobre), a arena é um espaço multifuncional, pois em um curtíssimo tempo terá seu interior transformado para abrigar outros eventos, como esgrima e parte do pentatlo moderno.

Tem capacidade para 7.000 assentos, mas será reduzido para 6.000 após os Jogos.

ArcelorMittal Orbit

A maior obra de arte em área pública da Grã-Bretanha foi criada por Anish Kapoor especialmente para as Olimpíadas de 2012.

O ArcelorMittal Orbit é um observatório de aço que possui 115 m de altura e irá oferecer uma vista maravilhosa de todo o complexo, tornado o Orbitem um dos ícones dos Jogos Olímpicos de 2012.

Agora é só esperar o início dos jogos olímpicos!!

Esta entrada foi publicada em Arquitetura com as etiquetas , , , , , , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

Uma resposta a Olimpíadas 2012 em Londres!!!

  1. Manuela Corrêa Ribeiro diz:

    Primeiro Mundo! quando chegaremos lá?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s