Jardim Majorelle Marrakesh

A história desse jardim começa em 1919, durante o período em que o Marrocos ainda era um protetorado da França, e o jovem artista francês Jacques Majorelle, então com 33 anos de idade, se mudou para Marrakesh com o objetivo de continuar sua carreira de pintor. Vivendo na Medina (centro da cidade), ele adquiriu, em 1924, o terreno onde seria construído o jardim que hoje leva o seu nome.

Nos anos e décadas que se seguiram, ele planejou, desenhou e construiu o seu jardim!

As estruturas de alvenaria foram pintadas de azul, criando forte contraste entre as diversas tonalidades de azul e verde. Uma aquarela belíssima que somente um artista poderia imaginar.

Aquele paraíso se tornou, então, seu refúgio, seu espaço para descanso e inspiração. Mais tarde, em 1947, o jardim foi aberto para visitação pública.

Em 1962, Jacques Majorelle morreu em seu país natal. Depois de sua morte, o jardim continuou aberto ao público, mas entrou em franca decadência.

Em 1980, a propriedade foi adquirida por Pierre Bergé e Yves Saint-Laurent e o jardim foi completamente restaurado. Em 1991, uma associação para preservação da obra de arte foi criada e até hoje administra o Jardim Majorelle.

Plantas de diversas parte do mundo foram usadas. Há várias espécies de cactus, jasmim, bougainvilleas e outras que nem sei o nome. Há até uma planta do Brasil, um cacto cujo nome científico é Pseudoripsalis macrantha.

Construções com características Art Deco e detalhes da arquitetura islâmica.

São mais de 15 espécies de aves, fontes naturais e uma coleção notável de cactos.

O jardim também abriga o Museu de Arte Islâmica de Marrakech, cuja coleção inclui têxteis do norte da África, coleção pessoal de Saint-Laurent, bem como cerâmicas, jóias e pinturas de Majorelle.

O “Majorelle Garden”, também conhecido por “Yves Saint Laurent Garden”, é um jardim botânico que mais parece uma obra de arte!!!!

About these ads
Esta entrada foi publicada em Paisagismo com as etiquetas , , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

2 respostas a Jardim Majorelle Marrakesh

  1. Nancy diz:

    Good website!!! Nice posts always!!!!

  2. Anónimo diz:

    I’m glad i could learn so much here in your blog. Thanks a lot.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s